sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

0416- ISAQUE E REBECA

 
ISAQUE É FREQUENTEMENTE considerado um personagem sem muita expressão na narrativa bíblica. Com tudo, não devemos aceitar que essa avaliação seja correta. Isaque era um homem inteligente, atingiu a idade avançada, perseguindo insistentemente um propósito honrado de vida.
Isaque era um homem pacifico, sem igual em sua atitude de nunca sucumbir ao mal. Mesmo quando tentavam se aproveitar, Isaque nunca ousava contra-atacar.
Isaque conhecia seus direitos, mas não travava lutas por eles.
O patriarca era também, um bom marido para rebeca. Nunca adotou a prática da poligamia, tão comum em seus dias. Ele cometeu um único erro muito sério, ao mentir que Rebeca era sua irmã; algo de que ela, aparentemente, se ressentiu intensamente. As coisas nunca mais foram às mesmas depois disso. Rebeca também apelou para a fraude, sendo conivente com o embuste do filho Jacó para receber a benção de Isaque. Rebeca não percebeu quais seriam as conseqüências de seu ato. Jacó recebeu a bênção, mas sua mãe pagou um amargo preço por sua ajuda. Ao mandá-lo para longe, por alguns dias, a fim de aplacar a ira de Esaú, ela jamais voltou a vê-lo e saiu obscuramente da cena bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário