terça-feira, 1 de novembro de 2011

0267- HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO

 



O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações.
A HISTÓRIA DE ISRAEL baseia-se quase inteiramente no Antigo Testamento, reconhecido pelo Judaísmo e Cristianismo como as Sagradas Escrituras, a Palavra de Deus. Sua natureza fundamental é, portanto, teológica, e não histórica. Não é possível construir uma história de Israel seguindo a historiografia convencional, pois, no caso de Israel, história e teologia não se separam. É necessário que o ceticismo comum a essas pesquisas seja excluído deste projeto.
Por essa razão, esta obra foi preparada partindo da confissão de que o Antigo testamento é a Palavra de Deus, cuja autoridade e inerrância são incontestáveis. Tem por objetivo, no entanto, reconstruir a história segundo as linhas normais da historiografia, visando à compreensão de Israel como uma integração dos fatores políticos, sociais, econômicos e religiosos.
Assim, a proposta não é a de interpretar a significação da história, mas reconstruí-la com base no texto bíblico, em documentos extra-bíblicos e arqueológicos, seguindo os métodos historiográficos até onde seja possível.
Os dados coletados de todas as fontes disponíveis contribuem para um maior entendimento do antigo Israel, além de constituírem provas irrefutáveis da autenticidade do registro bíblico. Muitas partes obscuras da história podem ser esclarecidas, em razão de ser a obra enriquecida com vasta informação de historiógrafos e arqueólogos.
Com uma eficiente organização, História de Israel no Antigo Testamento é de fácil leitura e contém diversas ilustrações, que incluem tabelas e mapas. As extensas notas de fim são uma fonte inesgotável de pesquisa.
A origem, o nascimento da nação, o reino, a queda, a desintegração, o exílio e o retorno são os temas de estudo desta obra que certamente auxiliará pastores, professores e estudantes da Bíblia a alcançarem maior compreensão do passado de Israel no Antigo testamento.
“Uma excelente introdução à história do antigo Testamento a partir de uma perspectiva fortemente conservadora. A compreensão de Merrill acerca de questões controversas é notória. Há vários pontos que louvam o seu empenho. Primeiro, este é um maravilhoso exemplo de erudição. Segundo, a organização de todo o livro é muito competente. Terceiro, é uma obra muito útil para qualquer pessoa interessada em estar em contato com uma exposição clara e eficaz da historiografia conservadora do Antigo Testamento. Quarto, Merril merece reconhecimento por seu compromisso como a forma canônica do Antigo Testamento, isto é, a forma final dos textos concedida pelo Espírito Santo.” Peter Enns, Westminster Theological Journal
“Uma brilhante, bem escrita, culta e atual história do Antigo Testamento a partir de um ponto de vista evangélico conservador. A obra [do autor] ultrapassa as demais anteriores, tornando-se hoje o padrão evangélico da história de Israel. O autor deve ser parabenizado pela distinta contribuição ao conhecimento evangélico.” J. M. Sprinkle, Journal of the Evangelical Theological Society
“Sem duvida a melhor história conservadora de Israel agora disponível. Merrill prestou um grande serviço à Igreja com esta obra. Estudantes, pastores e leigos descobrirão nela uma útil ferramenta de referência e uma admirável fonte de instrução. A probidade da  Bíblia é em toda a parta defendida. A narrativa é perspicaz e de fácil leitura, e as extensas notas de fim são um guia para uma profunda pesquisa...” Duane A.Garret, Mid-America Theological Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário