Os primeiros quatro séculos da Igreja Cristã.
NÃO SE PODE negar o valor da História como ciência, como também não se pode negar o poder que o Evangelho tem de transformar vidas. A História Eclesiástica, de Eusébio de Cesaréia, registra as dificuldades passadas pelos verdadeiros cristãos para que o evangelho fosse proclamado, desde a vinda do Senhor Jesus Cristo até a paz ordenada pelo imperador Constantino.
Neste clássico, Eusébio mescla, com mãestria, história e evangelho, o relato dos acontecimentos dos primeiros quatro séculos da Igreja de Cristo. Esta obra é uma excelente aliada no estudo da História da Igreja.
“Tenho como propósito registrar as sucessões dos santos apóstolos, cobrindo o período que se estende desde o nosso salvador até o presente...quais indivíduos se distinguiram no governo e na liderança da igreja... descrever o caráter, os tempos e o número dos que, levados pelo desejo de inovação ao extremo do erro, proclamaram-se líderes na propagação de opiniões falsas, assaltando impiedosamente o rebanho de Cristo... descrêver as calamidades que rapidamente cobriram toda a nação judaica...em que épocas a palavra de Deus confrontou-se com a hostilidade das nações... e, afinal, mostrar a intervenção bondosa e benigna de nosso Salvador em tudo isso.”
A História Eclesiástica de Eusébio é uma surpreendente síntese dos três séculos que se seguiram à era apostólica. Procurou o autor, através da copiosa e idônea documentação, reconstruir a história da Igreja desde o ministério terreno de nosso Senhor Jesus Cristo até ao Concilio de Nicéia em 325 d. C.. é o mais importante relato da Igreja Cristã depois de Atos dos Apóstolos.
Sem a História Eclesiástica de Eusébio, seria praticamente impossível reconstituir os três primeiros séculos da Igreja Cristã. É o maior clássico da história da Igreja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário